Livros


REGRAS PARA SE FAZER O POEMA VARANO

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

NÃO BULA COM O GAGUIM!













Desculpe, moço, o meu verso,
pois eu sou ‘mei’ controverso,
mas juro não sou perverso,
tenho até bom coração.
Mas olhe o quê que acontece,
desde que o dia amanhece,
até quando ele anoitece
na cidade ou no sertão!

Tem zombeteiro pra tudo.
Pra careca, cabeludo,
magricela, barrigudo,
bem de vida e bem mau pago!
Difícil sim é não rir,
ficar sério... ao pressentir
que alguém tenta lhe inquirir
sem conseguir... porque é gago!

˗ Ma, ma, mas, me diga aqui
co-co-mé quieu vou i-i
até-té-té Paraty
me-me diga, puuuur favor?
Para a resposta lhe dar,
eu tive que imaginar
um jeito de lhe informar
sem parecer gozador...
  
Não pude me controlar
para tentar lhe explicar,
e danei-me a gaguejar
e gaguejei muito além!
Eu gaguejei tanto, tanto...
por praga dele ou quebranto,
foi uma cena de espanto
...eu gaguejava era bem!

Ô bi-bicho ruim êss povo,
é po-povo velho, é novo...
na-na cabeça tem ovo,
num va-va-vale um vintém!
Num zombe nem se for pago,
num-num cometa esse estrago,
eu qui-quis zombar do gago
...fiquei ga-gago também!

Então falei: Ô gaguim,
Con-con-conte aqui pra mim,
por que você fala assim
ca-ca-ca  fi-fi  tô-tô?
O gaguim me respondeu:
 ̶  Ga-ga-guim num-num sou eu,
quem-quem te pariu morreu
de-depois que te cagou!
  
Sê-sê-seu fii duma égua,
vou te pa-passar a régua,
va-vai rolar cinco ‘légua’
Ra-ralando pelo chão!
Ga-gaguim é tua mãe,
estrume do meu gadãe!
Va-vai gritar ma-ma-mãe,
vai me-me pedir perdão!

Re-respondi: Tenha calma,
vo-vou rezar pra sua alma,
co-comece a bater palma,
só vou buscar meu facão!
Ga-ga-gaguim nessa hora
bateu perna, foi-se embora
e eu fiquei bom, como agora
...mas aprendi a lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave here your comments. It's easy!
Deixe aqui seus comentários. É fácil!